Sobre

1.961:- Um corpo de engenheiros brasileiros e italianos pesquisa, desenvolve e patenteia sistemas hidráulicos que hoje
seguem adotados como padrão na indústria brasileira.

A planta sorocabana da Eng Press Ltda. foi fundada em 1.998, Iniciou suas atividades voltada para a manutenção de bombas óleo – hidráulicas e a comercialização de seus componentes.

No final de 1998, utilizando tecnologia italiana e colaboradores dedicados, teve início o projeto de desenvolvimento de novos produtos (válvulas e conexões de fixação rápida) para o setor de gases combustíveis – GLP (Gás Liqüefeito de Petróleo) e GN (Gás Natural) – com os devidos desdobramentos necessários na área de gases combustíveis, como a participação junto ao CB-9 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Este projeto teve desdobramentos e culminou inicialmente com 9 (nove) patentes requeridas, para o desenvolvimento de válvulas e conexões de fixação rápida para gases e fluídos. Assim sua aplicação é de uso universal em residências, comércios, indústrias, hospitais, e outros, nos sistemas hidráulicos, óleo-hidráulicos de baixa pressão, pneumáticos, e gases combustíveis.
Através de um de seus produtos, recebeu no ano de 2.000, Menção Honrosa no Prêmio Governador do Estado de Inventos.
Nos anos de 2.001 e 2.002 desenvolveu uma rede de distribuição de produtos com cerca de 1.000 (mil) distribuidores espalhados pelo Brasil. O sucesso alcançado foi proporcionado por não ter o foco no consumidor, mas se colocar no lugar dele, o que agora observamos largamente difundido, o famoso foco “do” Cliente, que sempre foi a nossa premissa.
Em 2.003 foi aprovado a válvula reguladora de pressão para gás doméstico, popularmente conhecido como Regulador de Pressão ou “Click”, junto ao INMETRO, através da UCIEE – União Certificadora (OCP-0004). No final deste mesmo ano, foi convidada a participar e aprovada para fazer parte do Condomínio de Empresas na Incubadora Tecnológica de Empresas de Sorocaba – INTES, projeto este apoiado pela Prefeitura Municipal de Sorocaba – PMS, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, e SEBRAE.
No início de 2.004 a empresa foi reconhecida com sua primeira patente internacional nos E.U.A. através do seu organismo de patentes, o USPTO. O que proporcionará um grande impulso na abertura de novos mercados e ampliação da empresa.
Durante estes anos foi algumas vezes reconhecida como uma empresa inovadora fazendo parte de algumas reportagens, como Jornal Gazeta Mercantil, Programa MaisVocê da Globo, Revista Marketing, entre outras.
No último trimestre de 2004 realizamos a fusão da Eng Press com outra empresa, onde a Eng Press passa a ser majoritária e onde dá continuidade à fabricação de válvulas de segurança/alívio, válvulas direcionais e válvulas de retenção para sistemas óleo-hidráulicos, e ao fornecimento para terceiros de usinagem fina de precisão (componentes retificados e/ou brunidos), e à fabricação de componentes para motores, com tolerâncias geométricas complexas e dimensionais de microns [µm], além da sua própria linha de produtos.
Assim continua, através da sua Política da Qualidade e do Sistema de Garantia da Qualidade delineado neste manual, sua busca permanente de melhorias organizacionais, de preocupação com o Consumidor Final, e no atendimento de suas necessidades.
Temos como objetivos complementares para o biênio 2005/2006, a ampliação do parque fabril, a participação no PPQG (Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão) e a Certificação na ISO TS 16.949.